terça-feira, 30 de maio de 2017

Zuckerberg espia fora da bolha

Esse cara do Facebook cada dia me surpreende mais!

Não só pela inteligência e criatividade, qualidades de longe invejáveis, mas porque ele parece ter muita sensibilidade e interesse verdadeiro pelos seres humanos!

Ele está visitando o interior dos Estados Unidos com o objetivo de aprender mais sobre pessoas.

Uma grande jornada explorando o mundo real.

Ahhh, podem dizer, jogada de marketing ou apenas interesse em renovar o aplicativo.

Pode ser,  mas parece que ele está indo além: sondar o propósito de vida de pessoas e melhor sintonizar sua percepção da vida real.

Não é propriamente novidade o seu lado filantrópico: logo após o nascimento de sua filha, Zuckerberg surpreendeu o mundo ao anunciar que doará ao longo de sua vida 99% do valor das ações do Facebook para ações sociais. Alegou que vai lutar por um mundo melhor, não só para sua filha mas para toda uma geração futura.

A viagem pelos Estados Unidos acontece após várias viagens internacionais que Zuckerberg fez em 2015 e 2016. Em janeiro deste ano ele disse no Facebook que queria conversar com mais pessoas sobre como elas estão "vivendo, trabalhando e pensando".

Em março, segundo o site da UOL, Mark Zuckerberg visitou na Carolina do Sul uma igreja metodista episcopal africana, depois foi até Ohio para conversar com viciados em drogas num centro de reabilitação, depois passou uma tarde no Wisconsin numa fazenda de laticínios, depois fez uma palestra para formandos em Harvard. Lá ele expressou :"Propósito é aquele sentimento de que somos parte de algo maior do que nós mesmos, de que somos necessários, de que temos algo melhor a almejar".

É um ato de coragem e de consciência abrir os olhos e o coração. Mais ainda por alguém que poderia tranquilamente estar acomodado e usufruindo de sua imensa riqueza.

E nós, pobres mortais sem um milionésimo da grana do Zuckerberg, como estamos nesse mundo de maioria alienada?

Tenho me feito essa pergunta e a resposta é tímida e insatisfatória. Tem sido bem difícil domar o meu ego e refletir sobre a minha vida sem fixar os olhos no meu umbigo.

Ontem eu acrescentei muito de perplexidade a essa questão: assisti ao documentário do Netflix "Humano", que me impactou fortemente.

São inúmeras visões pessoais,  espontâneas e até dramáticas de diferentes pessoas ao redor do mundo sobre o medo, a fome, o amor, o sofrimento e tantos outros temas que tocam a nós  todos.

Simplesmente imperdível!

Talvez Zuckerberg tenha visto esse documentário também. Ele está espiando fora da bolha. E nós?

Nenhum comentário:

Postar um comentário