sexta-feira, 13 de outubro de 2023

 VUCA e BANI... estamos perdidos nesse mundo louco?


Zygmunt Bauman e seu propalado mundo líquido já sinalizava mudanças drásticas na dita modernidade.


Mas os contornos dos tempos atuais reforçaram algumas de suas ideias e ganharam ainda mais complexidade.


VUCA é um acrônimo em inglês formado pela primeira letra das palavras: Volatility (volatilidade), Uncertainty (incerteza), Complexity (complexidade) e Ambiguity (ambiguidade). Esses quatro conceitos são usados para descrever um mundo de mudanças extremamente rápidas e com diversas facetas.


Já a sigla BANI pode ser vista de forma complementar e se refere também às características de como o mundo está repercutindo para as pessoas: Brittle, Anxious, Non-linear, Incomprehensible. Em português, frágil, ansioso, não linear e incompreensível.


A aplicação dos conceitos de VUCA E BANI, utilizadas por empresas no mundo corporativo,  podem ser estendidos a toda sorte de relações humanas. 


Mundo VUCA e as Pessoas


1. Volatilidade

A volatilidade do mundo se reflete diretamente nas carreiras e vidas das pessoas. Os empregos que estão escasseando e eram seguros agora são automatizados e em vários nichos surpreendentes.


2. Incerteza

A incerteza sobre o futuro é uma constante na vida de todos. Da saúde à economia, à política e aos relacionamentos, não se pode prever com razoável precisão o que acontecerá.


3. Complexidade

A vida moderna é notoriamente complexa. A tecnologia nos conectou globalmente, trouxe avanços espetaculares mas tornou para as pessoas bem mais difícil filtrar, processar e se posicionar em relação a toneladas de informações e desafios.


4. Ambiguidade

A ambiguidade é a norma. Questões éticas, políticas e sociais muitas vezes não têm respostas simples ou sequer têm respostas.


Mundo BANI e as Pessoas


1. Frágil

Assim como sistemas frágeis são suscetíveis a quebras, as pessoas também se tornam mais frágeis. A saúde, a estabilidade financeira e o bem-estar emocional costumam ser impactados por eventos inesperados.  Não por acaso a depressão é considerada a doença do século. 


2. Anárquico

A anarquia, ou seja, a falta de ordem previsível, é uma característica da sociedade atual. O mundo ficou mais horizontalizado e sem referências claras.


3. Não-linear

A vida raramente segue uma progressão linear. Carreiras, empresas e relacionamentos podem ser cheios de reviravoltas inesperadas. 


4. Incompreensível

A crescente complexidade e conectividade do mundo tornam muitas coisas incompreensíveis. A máxima socrática "só sei que nada sei" está mais viva que nunca.


Cono sobreviver e se adaptar ao mundo VUCA e BANI?  


Não saberia responder. Mas, longe de usar como uma receita de bolo, arrisco dizer que estou tentando me resolver no meu pequeno mundo da seguinte forma:

  

. investindo em minha estabilidade física, emocional e espiritual (exercícios, boa alimentação,  meditação, oração,  autoconhecimento);


. mantendo e aprofundando meus laços afetivos com família e amigos;


. definindo um propósito de vida;


. praticando diariamente a oração da serenidade ("senhor, dai-me serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar, coragem para aquelas que posso tentar mudar e inteligência para discernir umas das outras").


Quem sabe isso  possa ser útil a outras pessoas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário