terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

O passeio de moto feito pelo mensaleiro e a despedida de solteiro


Roberto Jefferson fez uma coisa que muitos homens vêm fazendo. Se despedindo da liberdade antes de entrar para a prisão.
No caso do mensaleiro, com uma sentença de 7 anos a cumprir em regime semiaberto numa prisão no Rio de Janeiro, foi uma atitude simbólica de despedida de sua liberdade de ir e vir.

O passeio em sua moto Harley Davidson foi feita neste último domingo, 23 de fevereiro, às vésperas de sua apresentação no presídio, e ele caprichou. Indumentária típica dos amantes da liberdade em duas rodas, casaco de couro, bota de cano alto, de cara e capacete ao vento. Teve o seu momento de gozo, imaginando o sofrimento futuro. Deve ter valido a pena ! Depois, não sei...

Ressalvadas as grandes diferenças, me ocorreu que pelo menos em um aspecto existe uma similaridade com a situação dos homens que vão para as despedidas de solteiro (derradeiras ...?) às vésperas de seu casamento.  
O casamento -- ainda uma instituição forte apesar dos abalos em suas estruturas --  tem um componente no plano do inconsciente coletivo associado ao  “adeus à liberdade”. Séculos de prática distorcida na sociedade machista fez esse estrago na “psique” masculina.

Nada contra uma festa com os amigos, bebidas, brincadeiras, fetiches e outras coisas, digamos, mais palpáveis. O que talvez precisamos é conceber esse momento como um rito de passagem para algo desejável e verdadeiro, que não retira a  liberdade mas abre uma grande porta de possibilidades para o crescimento e amadurecimento pessoal.
Se não for assim, fiquemos apenas nas festas de despedidas...  

Homens,  não se esqueçam porém que as mulheres também fazem as suas despedidas de solteira. E elas são bem mais criativas quando enveredam por essa via... Cuidado !

Nenhum comentário:

Postar um comentário