quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

WatsApp fora do ar, socorro! Ou será que é bom?


Era só o que faltava!

É insano tirar o WatsApp do ar por 48 horas por uma questão específica envolvendo meia dúzia de pessoas.

Ainda que exista uma ordem judicial não cumprida, e que existam motivos jurídicos relevantes, é simplesmente surreal afetar milhões de brasileiros que não têm nada a ver com a história.

Que justiça é essa? Que aplique medidas minimamente sensatas,  corretivas e punitivas, multas, bloqueio de contas da intimada, processo judicial, sei lá. Menos generalizar para toda a nação uma questão bilateral.

Consta que a medida foi uma decisão da 1ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo em SP num procedimento que corre em segredo de justiça.

Felizmente um desembargador do Tribunal de Justiça (SP), determinou na tarde da quinta-feira (17 dez) o desbloqueio do WhatsApp em todo o Brasil, em caráter liminar. Mas isso ainda vai dar pano pra manga, e um vai e vem de embargos, citações, recursos, etc.

Por absurdo que pareça, fico imaginando se um digníssimo juiz de qualquer cidade brasileira entender, com a sua sapiência acima de qualquer suspeita, que
a energia elétrica de toda a região centro-sul deva ser desligada entre o natal e o réveillon porque a Itaipu Binacional deixou de cumprir um mandado judicial.

Ou a internet deva sair do ar em todo o País porque um proprietário de um servidor(máquina) está usando a plataforma para questões de terrorismo ou de pedofilia, e tecnicamente não se consegue impedir a disseminação do seu sinal.

Generalizar situações e afetar terceiros inocentes está se tornando uma coisa usual neste País, não só pelo poder público como de qualquer cidadão. Fechar rodovias e impedir o livre trânsito de pessoas e veículos porque o 13° salário atrasou parece normal.  Bloquear prédios públicos por vários dias para atender demandas (até legítimas) também pode.

E, pior, atravancar a economia brasileira por disputas político-partidárias mesquinhas,  atendendo interesses de agentes públicos reconhecidamente corruptos, também pode.

A ética, o equilíbrio, a civilidade,  o respeito à regrinha básica de que os meus direitos acabam quando começam os dos outros, onde andam?

Mas tem um lado bom do WatsApp bloqueado. Vi gente almoçando e conversando sem olhar pra telinha. Motoristas sem teclar ao volante. Amigos relembrando a voz uns dos outros.

Bom, ainda existe vida real!

Um comentário: