quarta-feira, 25 de setembro de 2013

A razão de ser deste Blog ! Assuntos que envolvem os homens !

Os relacionamentos estão mudando muito rápido e os homens parecem fragilizados !

 As mulheres estão com mais autonomia, independência financeira e liberdade, terrenos antes reservados aos homens.

Os tempos de patriarcado e abusos chegaram ao fim !  Os gays nunca estiveram tão liberados, o que é bom e menos sofrido para todos !

E muitos de nós homens estamos ... silenciosos, acanhados, inseguros! E nos perguntando sobre  o que as mulheres desejam.

A pergunta, na verdade, deveria ser dirigida a cada um de nós, e a resposta deveria nos conectar com os nossos anseios verdadeiros e, daí, estaríamos mais aptos a nos relacionar. E construir a dois uma relação em bases consensuais, particulares. Ou ficarmos sozinhos, mas inteiros.

Nem todos  estamos perdidos, claro, mas cada vez mais esse modelo está se ajustando ao homem de hoje.  O padrão de relacionamento tradicional definitivamente está com os seus dias contados.

Existem relacionamentos de todos os tipos, onde homens maduros mal casados vivem infelizes (as suas mulheres, idem), ou separados vivendo como adolescentes deslumbrados, recebendo críticas dos filhos “cabeça”, jovens e não tão jovens à procura de uma “mulher perfeita”, mas quando parecem tê-la encontrado logo fogem assustados, etc. etc.

Muitas mulheres, ao que parece, estariam querendo um "homem novo", que seria uma mistura de ursinho puff com Godzilla (meigo, mas com pegada, Segundo Eliane Brum, jornalista e escritora).

Com essa constatação e o espírito de discutir com homens essa problemática  -- sem excluir a bem-vinda participação de mulheres e gays --  criei esse Blog para expressar as minhas ideias e propor algumas reflexões . E chamar a atenção para as nossas questões inconscientes, responsáveis pela maior parte de nossas atitudes, sentimentos, emoções.

Um abraço,

Arnaldo 

20 comentários:

  1. É isso aí Arnaldo (MA). Precisamos engrossar esse caldo. Boa iniciativa. Go ahead! :)

    ResponderExcluir
  2. Arnaldo....precisamos resgatar "o tecido familiar" que foi pro brejo!!!As mulheres se descobriram e viram que podem fazer o mesmo que os homens sempre fizeram....aprendemos a lição com os homens e agora a sociedade num todo,se alopra com a nossa "devolutiva"!...Não aprovo esse modelo...acho que vai "do nada à lugar nenhum",pois a nossa psiquê é induzida a fazer o que não modelou....excelente a sua abordagem!!!Precisamos discutir A*BER*TA*MEN*TE essa mudança comportamental,se realmente acreditamos nas pessoas,nos relacionamentos honestos,e que viver sentimentos de uma forma honesta e plena,AINDA é a melhor receita para se viver FELIZ!!!Parabéns pelo tema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato, Agar, pelos comentários e ótimo posicionamento. Sim, essa "devolutiva " das mulheres advém de dores ancestrais pelo patriarcado milenar. Mas a construção de um novo tipo de relacionamento terá que ser feito em novas bases, que passa também por sarar as dores inconscientes. Vamos acreditar !

      Excluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Arnaldo, gostei muito da sua ideia e iniciativa. Terás sempre meu apoio, sou suspeito né?! Mas estou aqui pra lhe desejar sucesso na condução do blog e dizer q sempre q puder estarei contribuindo de alguma forma. Parabéns! Seu parente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, meu parente ! São muitobem-vindos os seus votos de sucesso. Muitíssimo obrigado!

      Excluir
  5. Boa iniciativa, Arnaldo. Parabéns pela coragem de abordar uma temática complexa. Estarei acompanhando e contribuindo quando for possível, embora acredito que tenha mais indagações do que respostas. Forte abraço, Varanda.

    ResponderExcluir
  6. Grato, Varanda, também tenho muitas indagações. Mas perguntas muitas vezes são o caminho mais adequado para se abordar um tema , já pregava filosoficamente Sócrates.Venha por aqui de vez em quando, e recomende o blog. Abraço grande.

    ResponderExcluir
  7. Tempos novos estão por vir! Acredito que o feminino perceberá que está a buscar o seu novo lugar, ao invés de continuar buscando o antigo espaço do homem. Talvez seja uma eterna transição a qual devemos nos ajustar sem nos esquecermos das nossas origens e da nossa diferente fisiologia; o que é inquestionável, porém, pouco observado por todos nós.
    Pai, Parabéns pelo Blog. Achei muito interessante essa iniciativa. Torço muito para o seu sucesso...

    ResponderExcluir
  8. É isso mesmo Arnaldo!
    A mente humana é essa parte da gente que mente pra gente quando não gostamos da verdade humanamente.
    Vale a busca da verdade humana... mas verdadeiramente também....
    Parabéns!!
    Cortez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cortez, grato pelos comentários.
      Temos que aprender a ir separando o joio do trigo, e tentar entender e superar as nossas autossabotagens. E a mente tem que ir para o lugar dela, o de ser comandada por nós e não o contrário. Abraço grande. Arnaldo

      Excluir
  9. Legal, filho, é isso mesmo ! Estamos em (eterna) transição. Não existe mais espaço para relacionamentos nos moldes antigos, exceto para as pessoas com as cabeças antigas....rs Novos modelos estão por vir !
    Um beijo, e grato pela força !

    ResponderExcluir
  10. É isso mesmo, Pai! Esses homens estão precisando de ajuda! Rs! Brincadeira. Todos nós estamos um pouco perdidos e é importante sempre nos manter abertos e dispostos a conversar e mudar. Se entender é o primeiro passo. Um bjo e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim filha. Nessa busca hoje tão comum por "viver a vida" corre-se o risco de separação dos anseios verdadeiros. E , via de consequência, gerar relacionamentos superficiais. Entender é o primeiro passo da transformação ! Beijos

      Excluir
  11. Caríssimo amigo, O tema é muito complexo. Sei de sua vontade de ajudar e crescer junto com os que se dispuserem a refletir e se "trabalhar". Parabéns.
    Algumas reflexões sobre o tema (umas próprias, outras tomadas emprestadas):
    1) Observo que grande parte das pessoas preferem ficar na superfície das relacões, cristalizando os papéis, se interessando mais pelo futebol, cerveja, etc. do que pelo sentimento, autoconhecimento, equilíbrio físico, mental, emocional, espiritual. Essa atitude aparenta, muitas vezes, ser a melhor, a mais cômoda ou a menos dolorosa, mas na maioria das vezes coloca o "lixo" debaixo do tapete e aí tende a apodrecer......
    2) Osho entende que uma das coisas mais preciosas da vida é a LIBERDADE e é contra o casamento. Perguntado sobre como ficariam os filhos, ele disse que devem ser cuidado pela sociedade, comuna, e que isso enriqueceria a humanidade , com muitos relacionamentos e criaria um novo ser humano, mais aberto, menos possessivo, mais leve. Na teoria é bonito, mas ...........
    3) José Angelo Gaiarsa, num livro muito bom sobre relacionamentos e que tais - Poder e Prazer (esgotado), reflete, com profundidade, sobre se o ser humano seria polígamo ou monógamo por natureza. Inteligente, ele não tira conclusões definitivas, mas faz-nos refletir bastante sobre o modelo desgastado de relacionamento afetivo ainda prevalecente.
    Com essas colocacões/provocacões, caro amigo, parabenizo-o, mais uma vez.

    ResponderExcluir
  12. Caro amigo,

    Muitíssimo grato pelos seus comentários e observações instigantes.

    Na obs. 1, colocar o lixo embaixo do tapete é o mais comum nas relações. Alias, colocamos nós mesmos o próprio lixo embaixo do nosso tapete, como sombras. Enfrentá-las individualmente já é um grande passo. O passo fundamental. Mas os relacionamentos podem ser ótimos espelhos para "turbinar" o autoconhecimento. Com todas as farpas que ele gera, mas isso pode ser ótimo...
    Na obs. 2, Osho é brilhante e sou seu leitor assíduo, como vc sabe. Mas algumas vezes ele "viaja" por assim dizer, ou pelo menos nós não conseguimos alcançar as suas ideias. Essa dos filhos serem criados por uma comuna, tenho grandes dúvidas. Quanto a ele ser contra o casamento, acho que já li também em outro livro dele que se o casamento for um canal para o crescimento pode conviver muito bem com a liberdade.
    . Finalmente, quanto à obs. 3, ser polígamo, por natureza, é um tema bem controvertido, mas no mundo real as experiências múltiplas parece que não prosperaram muito. Penso assim que não é um modelo viável para a maioria, embora admita que existam situações bem particulares em que possam sobreviver tais práticas.

    Grato mais uma vez pela ótima colaboração ! Divulgue o blog para os amigos e família.

    abraço grande

    ResponderExcluir