quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Como o homem deve conquistar uma mulher


 
Essa questão é tão complexa que colocar a minha colher aí é pior que entrar de cara limpa num vespeiro.

Mas vou dar uns pitacos assim mesmo e tentar provocar alguma reflexão.

Hoje vi na internet dois sites que me chamaram a atenção. São voltados a dar dicas para as melhores formas e atitudes dos homens para a realização de uma conquista feminina. É bem para “machos” mesmo, na velha e conhecida dança sexual da natureza, reproduzindo o teatro da conquista.

Segundo as dicas, os homens devem se mostrar confiantes, espirituosos, charmosos, “diferentes” no momento da conquista. Três regras principais foram descritas, em resumo: os homens têm que ser originais, divertidos e confiantes. Isso parece bem interessante mesmo e pode funcionar a maioria das vezes. Numa balada, num escritório, dentro de um avião, assim por diante.  Especialmente para a turma mais jovem, solteira ou disponível. Seria quase que uma receita mágica para uma primeira abordagem. Conseguir “ser visto e considerado”, mesmo o homem não sendo bonito, forte e aparentar ter boa condição social e financeira.

Ressalve-se para a necessidade de o homem saber observar a mulher (o objeto) a ser conquistado, pois algumas delas preferem o tipo tímido, sincero ou carente. Tem espaço para todos os tipos, mas o importante é a rapidez e perspicácia na hora de jogar o charme.  Ele não pode se esquecer, todavia, que a decisão de se iniciar um relacionamento é essencialmente da mulher.

Daí em diante, diversos outros fatores são sugeridos nos tais sites. Passar segurança, dar algum sinal de romantismo, ter “pegada”, saber dançar, ter poder, se mostrar ingênuo às vezes (para não parecer perfeito) etc.  O homem, assim, tem que saber atuar no palco das conquistas, ter boa performance!

Lembro, porém, que uma estatística que vi há alguns anos mostrava que a maior parte das mulheres dizia que os seus maiores e melhores relacionamentos começaram de uma forma, digamos, esquisita, insossa. Nada parecia indicar que iriam prosperar, mas se apaixonaram, se casaram e ... vida que se seguiu.

Bem, deixando essa particularidade de lado, mas uma vez tenha sido realizada a conquista...agora é com o cara!  Se o seu interesse for apenas para um encontro ou sexo casual, passar o tempo, mostrar a “conquista” para os amigos, sair de uma tristeza pela separação anterior, não importa. Cuide-se sozinho, porque as dicas daquelas fontes da internet param por aqui, pois já cumpriram a sua função.

Para uma relação mais duradoura – e já fora dos tais sites, seja na literatura, no cinema ou mesmo no senso comum – podemos colecionar outras dicas para a manutenção de relacionamentos, como a questão da segurança que a mulher deve sentir no seu homem. Este aspecto aliás parece encabeçar a lista dos desejos femininos. Constam também outras questões como a de ser um bom provedor, um bom pai dos seus filhos, amigo da família, bom de cama, ético nas relações sociais, compreensivo, etc.  O céu é o limite nessa seara. Todos válidos, claro, sob a ótica feminina e obviamente no plano das relações interpessoais de maneira geral.

Acredito, porém, que o principal item do sonho dourado das mulheres – uma vez atendidos alguns requisitos básicos anteriores – é o de se sentirem amadas e desejadas.  Não custa lembrar que o fato de se se sentirem desejadas é a pimenta das relações sexuais sob o prisma das mulheres, contrariamente à dos homens, que mostram maior excitação pelo apelo visual demonstrado pela parceira.

Acredito, por outro lado, que os fatores inconscientes são os maiores responsáveis tanto no momento de escolha dos parceiros  pelas mulheres quanto, especialmente, no da decisão de continuidade das relações, situação que vale da mesma forma para os homens. São os desejos contidos, as emoções experienciadas, as necessidades não explicitadas, as carências afetivas, as projeções dos pais, etc. Mas isso já é uma questão ainda mais complexa que não quero tocar neste Post.

Finalizando estas linhas, e tentando dar a minha resposta à questão suscitada pelo título ”Como o homem deve conquistar uma mulher”, vou dar uma guinada nos comentários acima :
 
- O homem deve conquistar uma mulher sendo ele mesmo, autêntico, verdadeiro, inteiro.  E a primeira conquista deve ser ... dele próprio!

Falei !

Você concorda ?

Abraços

Arnaldo

4 comentários:

  1. Querido Arnaldo
    Felicitações pela iniciativa. Vamos vasculhando as relações e nossas mentes pra ver se encontramos algumas respostas para nossas dúvidas, medos e o que fazer nas nossas relações afetivas. Caminho árduo, porém pode ser bem mais prazeiroso se o conduzirmos com mais consciência e ciente do que realmente queremos e como vamos conduzir nossa vida. Acredito nas relações independentes de conflitos desnecessários e inúteis, sem a possessividade dos carentes e com firmeza e amorosidade podemos construir um caminho melhor para nossa própria existência e felicidade.
    Na conquista de uma mulher ou de um homem o importante é estarmos inteiro e dependermos exclusivamente de nós mesmos para sermos felizes, sem entregar a terceiros esta responsabilidade.
    Abs e bjs a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei, Mário, de seus comentários.
      De fato, o caminho passa por uma boa investigação, como você disse. Esse lado racional é o primeiro, e fundamental caminho a ser percorrido. O seguinte,se é que tem alguma sequência formal, nos faz confrontar com o lado emocional, com as nossas dores em processo automático de repetição. Encarar esse outro aspecto é mais denso e difícil, e requer usualmente um apoio professional e sistematizado.
      Não nos esqueçamos porém que somos humanos, e devemos ser tolerantes com as dificuldades de nosso caminhar, com as naturais idas e vindas, como numa espiral. O importante é não esmorecer e evitar bater sempre na mesma tecla.
      abraço grande, e grato pela visita
      Arnaldo

      Excluir
  2. Oi Pai! Com certeza a primeira conquista deve ser dele próprio. Mas será que teríamos casais hj em dia se ambos, homem e muher, fossem autênticos e verdadeiros logo nesse primeiro momento? Será que a gente quer mesmo conhecer em um primeiro contato aquela pessoa de sorriso largo com todas as suas falhas, medos, inseguranças e verdades? Ou a gente não quer fantasiar, esperar, criar uma expectativa e até sonhar? Um bjo! Andrea

    ResponderExcluir
  3. Filha, o seu comentário me fez refletir bastante. O resultado dessa minha investigação (provisória, como toda percepção humana) é que, ao contrário do que você imaginou, penso que teríamos sim casais muito mais verdadeiros e ajustados do que hoje. Isso porque, acredito, se um e outro se mostrarem desde o início da relação com todos os lados (luz e sombra) não haveria tanto espaço para enganos e manipulações. A verdade se imporia de maneira mais rápida. Existiria mais oportunidades de nos espelhar nos iguais, como em espelhos, mostrando a cara bonita mas com rugas e imperfeições. Imagem e objeto estariam mais conformes, identificáveis. Isso, claro, no pressuposto de que buscamos pessoas próximas a nós mesmos, e não compensações às nossas deficiências e carências. Um mundo mais redondinho... Porém, na realidade como se apresenta hoje -- bem ressaltada por você --, num primeiro contato estamos "vendendo" o nosso produto, bonitinho, apresentável. e talvez postergando as ilusões para uma decepção, ou novo encontro verdadeiro, mais à frente. Vida que segue...
    beijo grande

    ResponderExcluir