domingo, 27 de maio de 2018

Dá para ter uma vida espiritualizada no mundo real?


Certamente que sim, mas não é fácil!

Como a maioria, eu oscilo na dualidade.

Uma coisa porém me parece inquestionável: ser espiritual nesse nosso mundo louco -- e ainda viver minimamente feliz e em harmonia -- depende de duas companhias extras, dos valores humanos e da maturidade.

Como uma tríade, composta pela espiritualidade, pelos princípios e pelo equilíbrio emocional.

Existem inúmeros exemplos de como é manco o desenvolvimento apenas de uma dimensão ou outra, ou mesmo de duas separadamente.

Pode até funcionar, mas não decola  por muito tempo!

Quem não viu ainda, recomendo fortemente assistir ao filme Samsara.

O  filme confronta a busca espiritual ou metafísica em contradição com os desejos e a (falta de) maturidade.

Seguir apenas preceitos místicos e busca metafísica em nossa sociedade materialista, fugindo da vida mundana, não se mostra sustentável. O filme escancara essa verdade.

Para alcançar a iluminação, ou pelo menos se aproximar dela, não bastaria meditar no Himalaia ou algo assim. Parece que o caminho é mesmo o da inclusão do ser "humano" em toda a sua inteireza, com suas fraquezas, carências e desejos, inclusive e especialmente os da carne, além da faceta psicológica.

Assim, à ligação mística, o contato com o divino e o espiritual (mesmo para os ateus), deve se somar valores como respeito, amorosidade, honestidade, comprometimento e responsabilidade.

Tudo isso junto e misturado na realidade dura e crua do dia a dia.

Aí seríamos seres verdadeiramente espiritualizados, onde o Espiritual com letra E maiúscula englobaria todo o nosso self.

Mas a vida nos traz tantos desafios...

Bem que poderia ser mais fácil!


Nenhum comentário:

Postar um comentário