segunda-feira, 25 de março de 2019

Caramba, parece que às vezes caminho pra trás na trilha do autoconhecimento

Vira e mexe entro numas roubadas que me fazem desconfiar se estou mesmo melhorando como pessoa.

E olha que haja leituras, congressos, especializações, palestras e vivências para aprofundar o meu autoconhecimento e a ampliação da consciência. Uma lista enorme!

Confira algumas de minhas escorregadas:

. ficar esperando reconhecimento das pessoas quando pratico um ato a meu juízo generoso; por exemplo, desde uma atitude banal de ceder a minha vez pra alguém entrar no elevador primeiro até o ato de oferecer o meu ombro amigo a alguém num momento de carência;

. caprichar no visual pra ir num evento e ser solenemente ignorado tanto pela aparência quanto pela minha suposta erudição;

. esperar apoio de alguém muito próximo num eventual momento de melancolia ou ficar aguardando um acontecimento externo para me livrar da sensação de apatia;

. fazer uma espécie de "birra infantil" querendo as coisas só do meu jeito, insistindo em querer mudar outras pessoas ou querer mundos e fundos sem pagar o preço da autorresponsabilidade;

. não aceitar a vida como ela é, superestimando o lado sombra de doenças, mortes, dificuldades e subestimando o lado luz de alegria, conquistas e amorosidade.

A notícia boa é que cada vez mais isso menos acontece!

E quando acontece, saio do pântano emocional mais rápido do que no passado fazia.

Se você se identificou com algumas de minhas fraquezas, que bom, não estou sozinho...

 Podemos nos inspirar solidariamente para acreditar que exista mesmo luz no fim do túnel!

Um comentário:

  1. Que legal, caro Arnaldo. Muito boa essa sua autorreflexão sobre o desafiador autoconhecimento,em texto que revela humildade, coragem e ao mesmo tempo generosidade, trazendo, acredito, boa contribuição para todos nós. Quem não passa por uma ou mais dessas escorregadas?
    Parabéns. Obrigado!
    Irei divulgar em obemviver.blog.br

    ResponderExcluir